A fotografia foi usada a princípio com a câmara escura, instrumento antigo que se torna útil na visualização da imagem em tempo real para desenhá-la. “Por incrível que pareça, as tentativas de gravar imagens por meio da luz não visavam produzir “fotografias” a meta da maioria delas era a de possibilitar a reprodução de imagens, que na época era realizada através de gravuras, meio artesanal lento e pouco confiável. O detentor do título oficial de inventor da fotografia, Joseph Nicephore-Niepce, interessado em facilitar o processo de gravura em metal, desde a década de vinte do século XIX, tentava produzir imagens por meio da luz”
Daguerre, com a junção de conhecimentos anteriores, conseguiu, a partir da criação do daguerreótipo, popularizar os pequenos retratos tirados em estúdios, assim como paisagens e cenas urbanas. “Um primeiro esforço de introduzir preocupações do design na fotografia começou em maio de 1843, quando o pintor escocês David Octavius Hill (1802- 1870) decidiu imortalizar os 474 ministros que retiraram suas congregações da Igreja Presbiteriana e formaram a Igreja Livre da Escócia. Hill se juntou ao fotógrafo de Edimburgo Robert Adamson (1821-1848), que havia feito calótipos durante cerca de um ano. Utilizando exposições de quarenta segundos, Hill dispunha seus modelos à luz solar usando todo o conhecimento adquirido em duas décadas de trabalho como retratista” (Meggs, 2009, pg. 192)
Após isso, alguns fotógrafos começaram a se interessar em documentar diversos temas a partir da fotografia. Antes da invenção da fotografia, os jornais/revistas eram feitos somente com letras escritas, desenhos ou pinturas. “Não foi até 1848 que uma fotografia de um evento atual - a barricada da Rue Saint Maur (25-26 de junho), parte das tensões em curso após a Revolução de 1848 e a declaração da Segunda República Francesa - foi reproduzida (cerca de duas semanas após o evento) como uma gravura em uma revista ilustrada”, sendo considerada a primeira instancia do fotojornalismo.

Barricadas de Rue Saint Maur
Além disso, “Antes da possibilidade de imprimi-la, a fotografia foi usada como ferramenta de pesquisa no desenvolvimento de ilustrações xilográficas. A realidade documental da fotografia auxiliava os ilustradores a capturar acontecimentos da época. Durante os anos 1860 e 1870, xilogravuras feitas com base em fotografias passaram a vigorar na comunicação de massa. Um exemplo é encontrado na fotografia Freedmen on the Canal Bank at Richmond (Homens libertos na margem do canal em Richmond), atribuída a Mathew Brady” (Meggs, 2009, pg. 190).

Freedmen on the Canal Bank at Richmond
Em relação as primeiras experiências da fotografia na imprensa, “Apesar da fotografia ter surgido em 1839 com o desenvolvimento da daguerreotipia, e a invenção ter sido noticiada por um bom número de jornais, foram necessários mais de 30 anos para que a fotografia chegasse à imprensa. Os jornais da época utilizavam ilustrações baseadas em técnicas rudimentares, feitas a partir de gravuras em madeira ou pedra. O uso de fotografias por jornais e revistas esbarrava na dificuldade técnica de se imprimir toda a gama de tons diferentes de cinza que formam uma imagem fotográfica em preto-e-branco. A tecnologia de impressão utilizada até a década de 1880 só possibilitava impressões de gravuras feitas a traço, onde os desenhos obtidos eram combinações de preto e branco, sem tons intermediários.” Portanto, essas fotografias só foram utilizadas na mídia em massa a partir de uma evolução na imprensa.
“A introdução da fotografia na imprensa a partir de 1880, com o emprego de uma nova técnica de impressão, é um momento importante para a forma de se ver o mundo. Se até então, o cidadão comum apenas podia visualizar fenômenos que ocorriam perto dele, com a utilização de imagens fotográficas pela imprensa, o mundo tornou-se próximo, pequeno aos olhos da massa. ‘A fotografia inaugura os mass media visuais quando o retrato individual é substituído pelo retrato coletivo’ (FREUND, 1994, p. 107)” Isso aconteceu através do desenvolvimento do fotojornalismo, que segundo Wilson Hicks (1972), ex-editor de fotografia da revista Life, “se caracteriza pela particular integração dos meios verbais e visuais numa publicação e a combinação dos esforços de três profissionais distintos: o redator, o fotógrafo e o editor”.
Segundo Sousa (2000), a primeira revista ilustrada (The Illustrated London News) teve o objetivo de informar de forma mais clara e rápida, com o uso de imagens realistas. Essa revista continuou usando fotografias como forma de documentar as notícias por muito tempo. “Para dar credibilidade, as ilustrações eram sempre acompanhadas de uma legenda para avisar aos leitores que aquela ilustração fora produzida a partir de uma fotografia”
Com a evolução da fotografia através dos anos, pode-se perceber que “Uma fotografia comercial vai sempre procurar deixar belo qualquer assunto, mesmo que não o seja, com o intuito de agradar o espectador e obter lucro através da imagem. Já na fotojornalismo, a beleza pode ter uma prioridade bem baixa, uma vez que procura-se retratar com realismo, muitas vezes se tratando de desastres, pobreza e conflitos. A fotografia artística também não prioriza tanto a beleza, mas a expressividade que a fotografia possui, a composição e técnica que está implícita na obra tornando-a única e possível de interpretações variadas. É possível afirmar que, seja qual for o estilo fotográfico, a fotografia exige do fotógrafo conhecimento, criatividade, sensibilidade e talento.” (Schonarth, 2014, pg.31).
REFERÊNCIAS
MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. 1. ed. rev. São Paulo: Cosac & Naify, 2009. 720 p. ISBN 978-8575037751.
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1128/1/2014AnaJuliaSchonarth.pdf
Texto desenvolvido por Camila Medeiros de Araujo sob a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Boufleur, para a disciplina Introdução ao Estudo do Design. O texto colabora com o projeto de extensão “Blog Estudos sobre Design” (http://estudossobredesign.blogspot.com) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Artes - Bacharelado em Design - Novembro de 2019.